Experimento: Polígonos regulares e construção de ladrilhos (II).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA

PROFESSOR SUPERVISOR: MÁRCIA

ALUNOS BOLSISTAS: MATHEUS, JUCÉLIA, JAQUELINE E VICTOR

  • Data: 07/03/2019
  • Disciplina: Práticas experimentais
  • Turma: 9º ano
  1. CONTEÚDOS: Experimento, geometria plana, ladrilhamento, polígonos, simetrias e recobrimento do plano.
  2. INTRODUÇÃO: Polígonos regulares são polígonos convexos que possuem todos os lados com medidas iguais e todos os ângulos congruentes. Quando preenchemos um plano com polígonos sem deixar espaço entre eles, estamos ladrilhando o mesmo. Neste experimento faremos ladrilhamento no plano utilizando alguns polígonos regulares.
  3. OBJETIVO: Manipular polígonos regulares a fim de recobrir o plano.
  4. TEMPO ESTIMADO: 2 aulas de 50 minutos.
  5. MATERIAL PEDAGÓGICO UTILIZADO:
    •  Aula expositiva com slides, mostrando imagens relativas ao tema;
    • Folhas de papel ofício em cores branca, amarela e azul;
    • Cola;
    • Tesoura;
    • Folhas com os polígonos para recorte.
  6. DESENVOLVIMENTO:
    • 1ª ETAPA: Iniciar com uma aula expositiva com o auxílio de slides afim de relembrar quais são as principais características dos polígonos regulares, tal como apresentar a definição de ladrilhos;
    • 2ª ETAPA: Dividir a turma em 4 grupos para começarem o experimento;
    • 3ª ETAPA: Entregar a cada grupo os moldes dos seguintes polígonos regulares: triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono e octógono, todos com lados de mesma medida. Após isso instruí-los a cortar os moldes para que façam diversas cópias dos polígonos em folhas de papel ofício azuis e amarelas;
    • 4ª ETAPA: Fazer o recorte das cópias dos polígonos e entregar uma folha branca que servirá como plano para fazer o ladrilho;
    • 5ª ETAPA: Fazer os seguintes questionamentos afim de auxiliá-los a criar seus ladrilhos:
      1. Vocês conseguem criar um ladrilho usando apenas um tipo dos polígonos congruentes entre si?
      2. Tentem ladrilhar o plano com dois tipos de polígonos. Quais vocês utilizaram?
      3. É possível ladrilhar o plano com três polígonos? Se sim, quais?
    • 6ª ETAPA: Convidar cada grupo a criarem seus próprios ladrilhos, utilizando a folha em branco, os polígonos recortados e cola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os alunos se mostraram interessados no conhecimento teórico por trás do experimento, fazendo bastante perguntas sobre os polígonos regulares. Apresentaram dúvidas especialmente com os triângulos e quadriláteros, por terem diversos tipos conhecidos e nomeados, porém apenas um tipo de cada ser regular.

Na montagem dos ladrilhos, percebemos que parte dos alunos não entenderam bem o conceito, pois alguns apresentaram “buracos” em seu interior, o que descaracteriza o ladrilho. Ademais, os alunos interagiram bastante na montagem, dividiram as tarefas e a maioria cumpriu o que foi proposto.

Deixe um comentário