UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA
PROFESSOR SUPERVISOR: MÁRCIA
ALUNOS BOLSISTAS: MATHEUS, JUCÉLIA, JAQUELINE E VICTOR
- Data: 07/03/2019
- Disciplina: Práticas experimentais
- Turma: 9º ano
- CONTEÚDOS: Experimento, geometria plana, ladrilhamento, polígonos, simetrias e recobrimento do plano.
- INTRODUÇÃO: Polígonos regulares são polígonos convexos que possuem todos os lados com medidas iguais e todos os ângulos congruentes. Quando preenchemos um plano com polígonos sem deixar espaço entre eles, estamos ladrilhando o mesmo. Neste experimento faremos ladrilhamento no plano utilizando alguns polígonos regulares.
- OBJETIVO: Manipular polígonos regulares a fim de recobrir o plano.
- TEMPO ESTIMADO: 2 aulas de 50 minutos.
- MATERIAL PEDAGÓGICO UTILIZADO:
- Aula expositiva com slides, mostrando imagens relativas ao tema;
- Folhas de papel ofício em cores branca, amarela e azul;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas com os polígonos para recorte.
- DESENVOLVIMENTO:
- 1ª ETAPA: Iniciar com uma aula expositiva com o auxílio de slides afim de relembrar quais são as principais características dos polígonos regulares, tal como apresentar a definição de ladrilhos;
- 2ª ETAPA: Dividir a turma em 4 grupos para começarem o experimento;
- 3ª ETAPA: Entregar a cada grupo os moldes dos seguintes polígonos regulares: triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono e octógono, todos com lados de mesma medida. Após isso instruí-los a cortar os moldes para que façam diversas cópias dos polígonos em folhas de papel ofício azuis e amarelas;
- 4ª ETAPA: Fazer o recorte das cópias dos polígonos e entregar uma folha branca que servirá como plano para fazer o ladrilho;
- 5ª ETAPA: Fazer os seguintes questionamentos afim de auxiliá-los a criar seus ladrilhos:
- Vocês conseguem criar um ladrilho usando apenas um tipo dos polígonos congruentes entre si?
- Tentem ladrilhar o plano com dois tipos de polígonos. Quais vocês utilizaram?
- É possível ladrilhar o plano com três polígonos? Se sim, quais?
- 6ª ETAPA: Convidar cada grupo a criarem seus próprios ladrilhos, utilizando a folha em branco, os polígonos recortados e cola.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os alunos se mostraram interessados no conhecimento teórico por trás do experimento, fazendo bastante perguntas sobre os polígonos regulares. Apresentaram dúvidas especialmente com os triângulos e quadriláteros, por terem diversos tipos conhecidos e nomeados, porém apenas um tipo de cada ser regular.
Na montagem dos ladrilhos, percebemos que parte dos alunos não entenderam bem o conceito, pois alguns apresentaram “buracos” em seu interior, o que descaracteriza o ladrilho. Ademais, os alunos interagiram bastante na montagem, dividiram as tarefas e a maioria cumpriu o que foi proposto.